Como Escolher a Sua Cabine de Pintura?

15
Setembro

Como Escolher a Sua Cabine de Pintura?

Cabines Cortina D’água x Cabines Filtro Seco

A SuperAr Equipamentos fabrica diversos modelos de cabines de pintura, entre as principais estão cabines com cortina d’água e cabines com filtragem a seco. O objetivo de qualquer modelo de cabine é fazer a exaustão e filtragem dos sólidos de tinta.

Saiba como tomar a decisão de escolha do equipamento ideal a partir dos seguintes parâmetros:

a) Média de horas de trabalho no setor de pintura.

b) Índice de qualidade na peça pintada.

c) Quanto está disposto a investir no setor.

A análise dos três parâmetros acima deverá indicar o tipo de cabine ideal.

a) Quanto maior a pintura, maior a produção de resíduos de tinta.

Quanto mais resíduo produzido, maior será a manutenção com troca de filtros e limpeza em cabines com filtragem a seco comparada a cabines com cortina d’água.

Caso essa limpeza e manutenção não sejam feitas rigorosamente, certamente haverá problema de perda de eficiência do equipamento em função da diminuição da vazão devido ao entupimento dos filtros e também acarretará em problemas de contaminação do ambiente de pintura.

Portanto, a decisão de escolha normalmente deverá seguir as seguintes orientações:

* Pouco volume por dia: máximo de 4 horas diárias: ideal = cabine com filtragem a seco.

* Muito volume por dia: acima de 4 horas diárias: ideal = cabine com cortina d'água.

 

b) Dependendo da qualidade de acabamento desejado, o tipo de cabine influenciará diretamente no resultado obtido.

Por exemplo, acabamentos em alto brilho requerem um ambiente de pintura totalmente isento de contaminação para se evitar o problema com sujidades, que podem ocasionar retrabalho e desperdício de material e mão-de-obra.

As cabines com filtragem a seco são mais recomendadas para acabamentos não tão sofisticados, pois o pó residual seco que fica depositado na parede filtrante se desprende facilmente, podendo ocasionalmente contaminar o ambiente de pintura. Isto vale para qualquer marca ou fabricante de cabine, conforme relatos obtidos de diversos clientes.

Nas cabines com cortina d'água, devido as partículas ficarem sempre depositadas na água, o problema desse tipo de contaminação é praticamente inexistente.

Portanto, a decisão de escolha normalmente deverá seguir as seguintes orientações:

* Acabamento de alto brilho: ideal = cabine com cortina d'água.

* Acabamentos inferiores: ideal = cabine com cortina d'água ou filtragem a seco.

 

Cabe aqui uma explicação adicional a cerca das cabines com cortina d'água:

Muito se fala sobre o problema do descarte da água e respectivos resíduos em cabines com cortina d'água, porém igualmente importante é o descarte dos filtros e resíduos das cabines com filtragem a seco.

Nenhuma água de processos industriais pode ser descartada sem o devido tratamento, e é por isso que a SuperAr não recomenda o descarte direto da água da cabine com cortina d'água. Recomendamos durante o período de utilização a sua manutenção através de aditivo químico coagulante, com complementação da água evaporada naturalmente, sendo que os resíduos (borra da tinta) são facilmente coletados do tanque em função da característica coagulante do aditivo utilizado.

Tanto a borra de tinta quanto o resíduo dos filtros de cabines com filtragem a seco devem ser armazenados para destinação final através de empresas especializadas em coleta e tratamento de lixo industrial.

Além do apontado acima, cabe informar que as cabines com cortina d'água são mais eficientes na coleta de partículas sólidas e também minimizam o cheiro proveniente dos solventes em relação às cabines com filtragem a seco.

c) Valor do investimento x relação custo-benefício.

Cabines com filtragem a seco são mais baratas que as de cortina d'água, porém em função do grau de acabamento pretendido, a diferença de custo do investimento poderá ser bem menor em médio prazo, que o custo do desperdício de material e mão de obra.

 

Extra: Cabines Abertas x Cabines com Pressão Negativa x Cabines Pressurizadas

O nível de acabamento de pintura desejado será também fundamental na decisão sobre o conceito do ambiente de pintura.

a) Nas cabines abertas, a peça fica totalmente exposta à contaminação, pois o ar que é sugado pelo equipamento de exaustão e filtragem, forma uma corrente de ar contaminado que colide contra o objeto que está sendo pintado.

Nas operações de aplicação de primer isto não é tão problemático, pois a peça sofrerá ainda um processo de lixamento antes de ter a aplicação do acabamento. Porém em operações de pintura de acabamento isso será um grande problema.

 

b) Nas cabines enclausuradas com pressão negativa, os problemas são minimizados, porém ainda existirão. Numa cabine de pressão negativa, o ar entra induzido pela exaustão da cabine de pintura, que nada mais é que um sistema de exaustão forçada com filtragem. Este ar que entra passa apenas por uma filtragem única, normalmente instalada nas portas ou paredes opostas ao sistema de exaustão.

Qualquer abertura da porta de entrada ou falhas de vedação provocará a entrada de impurezas que não serão filtradas, contaminando assim o ambiente de pintura.

Portanto, o uso de portas de correr neste tipo de cabine, não é aconselhável por não garantir a vedação contra a entrada de impurezas. Com certeza esta solução é bem melhor que ambientes de pintura abertos, mas ainda assim não é o ideal.

 

c) Cabines pressurizadas (pressão positiva) são as cabines ideais para se obter o melhor resultado em termos de acabamento de pintura, pois a pressurização torna o ambiente mais protegido contra contaminantes externos, uma vez que estas partículas tendem a serem mantidas fora da cabine devido à pressão interna ser maior que a externa.

Além disso, o próprio sistema de insuflamento com duas pré-filtragens e uma filtragem fina final garante que o ar que entra, forçado pelo pressurizador, seja o mais limpo possível.

 

Esperamos que com as informações acima, possamos ter contribuído para um melhor entendimento sobre o assunto de cabines de pintura.

Havendo ainda dúvidas sobre o equipamento ideal para a sua empresa, nos colocamos a disposição para contato e auxilio.

Posts

Relacionadas
14
Outubro
Conheça o Filtro Plissado

Você sabe o que é o Filtro Plissado ?

Conheça o Filtro:

Um dos… Ler mais

23
Agosto
Qual o Filtro Correto para a Entrada do Ar?

O filtro utilizado no insuflamento em cabines de pintura, cabines automotivas, salas limpas, módulos pressurizadores, trocadores… Ler mais

visualizar mais Posts

Receba nossas novidades por Whatsapp

Olá, posso lhe ajudar?