Como monitorar custos em sua pintura?

Um dos grandes desafios nas empresas é o de manter seus negócios competitivos através de produtos e serviços diferenciados, com um alto valor agregado e um baixo custo. O caminho está em controlar os custos e gastos variáveis e diminuir os fixos através de operações mais eficientes.

Em uma linha de pintura deve-se evitar ao máximo o desperdício antes de qualquer estudo para redução de custos. O desperdício representa em média cerca de 20% das receitas líquidas de uma empresa, e ele pode ser zerado associando processos estáveis e funcionais com equipamentos eficientes, operados por pessoas capacitadas e motivadas.

Realizadas essas alterações, podemos refinar o processo observando algumas variáveis que no dia a dia não as correlacionamos com produtividade e redução de custos. Não há desperdício mais trágico do que o retrabalho, esse custo é de até 50 vezes maior que o trabalho realizado pela 1° vez. 

Algumas considerações que podem auxilia-lo na melhoria do seu processo:

- Produção: Otimizar as gancheiras, verificando o posicionamento das peças, com a velocidade ideal dos transportadores, a fim de manter o processo mais constante possível, possibilitando um aumento de produtividade com uma melhor utilização da mão de obra, produtos químicos e energia.

- Pré-tratamento: Os insumos consumidos nessa parte é uma das variáveis mais importantes para redução de custo nessa operação. Devem se manter os parâmetros físicos e químicos nos estágios de preparação dentro do especificado (concentração de banhos, proporção de misturas, atomização do produto, temperatura da operação, entre outros). Isso contribuirá para a redução de custo e manterá constante a qualidade no pré-tratamento.

- Cabine de pintura: Utilizando-se de uma cabine bem projetada, pode-se manter a mesma balanceada regularmente conforme as especificações, realizando sua limpeza, troca e manutenção de filtros de entrada e saída. Mantendo assim o fluxo ideal, velocidade e volume de ar adequados, acrescido também de controle da temperatura e umidade ambiente, limpeza e preparação anterior das peças, resultando em peças com pinturas de alta qualidade final.

- Equipamentos de Pintura: A qualidade de uma pistola de pintura e do tanque ou bomba de pintura é fundamental, suas regulagens contribuem para redução do desperdício, empoeiramento, escorrimento, e um posterior retrabalho. Isso é obtido controlando o fluxo, pressão e tipo de atomização. Tudo isso alinhado ao correto posicionamento e distância do operador com a peça. A qualidade do ar comprimido também é de grande importância nesse estágio.

As demãos de tinta para cobrir áreas de difícil acesso deverão ser mínimas, para evitar a sobreposição de tinta que acarretará em defeitos provocados por espessuras de tinta seca não uniforme, escorrimentos, entre outros. Se mantivermos a velocidade da linha constante, as condições de flash-off e cura estarão ajustadas, não acarretando outros defeitos no filme de tinta e a consequente necessidade de modificar a viscosidade ou tipo de diluente usado. Caso se utilize estufa e a mesma estiver perfeitamente balanceada, utilizando o ciclo de tempo e temperatura corretos, diminuirá o desperdício de energia, como também o refugo de peças.

Finalizando devemos ter em mente que não se está pintando tinta sobre metal, madeira ou qualquer outro tipo de material, mas sim aplicando um revestimento orgânico sobre um pré-tratamento inorgânico. Sendo assim, para se obtiver um objeto com bom aspecto, bem protegido contra a corrosão, com boa aderência e propriedades mecânicas, deve-se procurar obter uma boa compatibilidade entre os dois sistemas e só assim teremos a certeza de estarmos executando um serviço de primeira linha. 

SuperAr Equipamentos e Suprimentos para Aspiração e Pintura.

Compartilhe:

VOLTAR

Receba nossas novidades por whatsapp