Como organizar a marcenaria?

27
Março

Como organizar a marcenaria?

Pequenas mudanças de hábitos dentro da marcenaria podem melhorar o seu ambiente de trabalho

Ganhar eficiência é um dos objetivos de todos os profissionais — e com o marceneiro não é diferente. Por isso, é importante que o local de trabalho desse indivíduo esteja bem organizado. Você sabe como organizar a marcenaria?

Se a resposta tiver sido não, não se preocupe, neste material daremos algumas dicas que poderão fazer do seu local de trabalho um ambiente muito mais tranquilo de se estar. Vamos lá?

Por que manter o ambiente organizado?

Ter um ambiente de trabalho organizado é fundamental para reduzir os acidentes. Tropeçar em uma ferramenta, danificar uma peça ou até mesmo perder um material são situações que podem ser evitadas quando o marceneiro tem espaço livre para trabalhar.

Em relação aos acidentes, é interessante lembrar que pequenos tropeços nas oficinas podem fazer com que o profissional fique semanas sem poder atuar, atrasando projetos e reduzindo seus ganhos.

Além disso, manter sua marcenaria organizada faz com que você ganhe otimize o seu tempo. Afinal de contas, você já deve ter passado pela irritante situação de ficar horas procurando por uma ferramenta, não é mesmo?

Ás vezes, são peças pequenas, como uma broca de uma furadeira. Em outros casos, são ferramentas maiores, como uma lixadeira. Nesses momentos, é comum que o marceneiro prometa para si mesmo que nunca mais deixará a bagunça tomar conta do seu local de trabalho.

Por fim, podemos afirmar que manter sua marcenaria organizada pode, sim, reduzir o estresse de trabalho, pois evita que o profissional se incomode com questões pequenas, focando apenas no seu trabalho.

Como organizar a marcenaria?

Em primeiro lugar, lembre-se que a marcenaria deve estar organizada para você e para quem trabalha ao seu lado. Você não precisa criar um ambiente que faça sentido para as outras pessoas, desde que quem trabalhe na fabricação dos móveis consiga se encontrar no local.

Delimite espaços

Nas grandes fábricas, é muito comum que os corredores sejam delimitados por fitas amarelas. Isso evita que as pessoas transitem pelo meio das máquinas, reduzindo acidentes e ajudando a manter o ambiente de trabalho organizado.

Bem, talvez não faça sentido para você demarcar esses espaços, mas é preciso conhecê-los e respeitá-los. Observe por onde você costuma caminhar dentro da marcenaria, quais espaços são fundamentais para carga e descarga etc. Desse modo, você evitará obstruí-los.

Categorize suas ferramentas

Não basta colocar todas as ferramentas em um canto e dizer que elas estão guardadas. Guardar algo significa que esses objetos serão encontrados rapidamente. Portanto, é interessante criar categorias para guardar esses itens.

• Furadeiras e brocas;

• Lixas, de acordo com a sua finalidade;

• Vernizes e outros materiais de acordo com a frequência de uso etc.

Observe a sua rotina de trabalho e verifique o que não pode ficar guardado por muito tempo e o que não precisa estar à vista sempre.

Utilize suas paredes

Essa dica é um clássico, mas vale a pena reforçá-la. Suas ferramentas não precisam ficar no chão, mas podem ser penduradas em charmosos cabides nas paredes, ou postas em prateleiras. O uso inteligente dos espaços disponíveis é fundamental para manter sua marcenaria organizada.

Recorra a caixas de ferramentas e armários

Você, provavelmente, já usa caixas de ferramentas, não é mesmo? No entanto, um erro comum é exagerar na quantidade de caixas, criando uma espécie de depósito na sua marcenaria.

Existem caixas bem interessantes, mas antes de comprá-las, verifique se você realmente precisa delas. Sobre os armários, opte por móveis que aguente o atrito e peso das ferramentas. Armários de metais são ideais.

Estabeleça regras

Se você fosse convidado para conhecer o pátio de uma fábrica, teria que se submeter às regras de organização e segurança do local, certo? Sendo assim, estabeleça um conjunto de regras para a sua marcenaria, coisas que você entenda como importantes para o ambiente de trabalho, como proibição de crianças no local, consumo de alimentos, fumar etc.

Viu só? Organizar a marcenaria não é tão difícil quanto parece e pode ajudá-lo a produzir mais e melhor.

Siga as nossas redes sociais para mais novidades e dicas:

Facebook: Facebook Superar

Instagram:Instagram Superar

YouTube:YouTube Superar

Notícias

Relacionadas
25
Maio
Movelpar emite comunicado sobre edição de 2021

Feira destaca nova fase da feira com nova proposta e ressalta slogan “Onde tudo começa”

Ler mais
20
Maio
ForMóbile é novamente adiada. Evento ocorrerá apenas no ano que vem

Comunicado foi divulgado no dia 06 de maio.

Os organizadores da ForMóbile anunciaram, nesta quarta-feira… Ler mais

visualizar mais notícias

Receba nossas novidades por Whatsapp