Cuidados básicos com a cabine de pintura

A Conservação e manutenção ideal em uma cabine de pintura são essenciais para evitar retrabalho em uma peça ou veículo, e também evitar uma possível surpresa negativa com o equipamento. Para a cabine estar sempre em dia, depende do uso de produtos e procedimentos adequados e indicados, além de alguns fatores e aspectos que merecem um olhar especial. Veja abaixo nossas dicas:

PRODUTOS DE PROTEÇÃO:

Filme Plástico Adesivado:

Utilizado para proteção em janelas, luminárias e painéis, necessita ser verificado e substituído quando muito sujo.

Aditivo Líquido Antiaderente:

Foca na proteção de paredes, janelas e luminárias, obtendo uma área maior de cobertura, para proteger a área interna da cabine, evitando contaminações, oxidação e mau aspecto devido as sujeiras. Troque perto de 260 horas de trabalho ou assim que estiver com muito acumulo de tinta e/ou sujeira.

CUIDADOS E FILTRAGEM

Filtro Plenum ou Filtro Teto:

Realiza a filtragem do ar proveniente da área externa a cabine, utilizado como último nível de filtragem, também auxilia para distribuição uniforme do de ar e para não causar a depressão na cabine, é substituído conforme sua utilização e estado, ou em um prazo médio de 1000 horas.

Filtro Fibra de Vidro:

Esse filtro é utilizado na exaustão da cabine para absorção das impurezas e do overspray resultante do processo de pintura, é importante também para não produzir sobrepressão na cabine. Também é substituído conforme sua máxima absorção ou em média após 60 horas de uso. Limpe sempre as grades e telas se houver.

Filtro Carta Inercial ou Cartão Plissado:

Assim como o filtro anterior, também é utilizado na exaustão do equipamento, verificar sempre sua capacidade máxima de absorção e sua cobertura total da área de filtragem.

Pré-Filtro de Entrada ou Manta Poliéster:

Geralmente utilizado na entrada de ar como primeira barreira de filtragem. São necessárias limpezas, em média a cada 50 horas de trabalho e troca a cada 500 horas.

Filtros Plissados, Multibolsas, Planos:

Realizar a conferência e limpeza verificando sempre a sua qualidade de absorção e realizando a troca assim que obstruídos ou gastos.

Luminárias e Janelas:

Inspecione a cada 250 horas médias de trabalho as vedações das luminárias e janelas e realize a limpeza. Substitua possivelmente as lâmpadas a cada 4500 horas de trabalho.

Portas e Aberturas:

As guarnições de vedação e fechamento devem ser examinadas a cada 6 meses.

Sistema de Aquecimento:

É necessário inspecionar as tubulações e conexões a cada 1000 horas, ajuste o queimador nesse período também.

Sistema de Ar Comprimido:

Verifique o secador de ar e faça a purga dos filtros diariamente, Confira as mangueiras, conexões e engates a cada 6 meses.

Aditivos para Água:

Aditivos químicos como aditivo coagulante, floculante ou anti-espumante devem ser utilizados sempre para um tratamento ideal da água do tanque da cabine. Eles desativam a tinta, evitam a aderência nos dutos e rotores, facilitam a remoção da mesma, evita o overspray na área interna e sobre as peças (a água estando suja não retém a tinta), evita odor desagradável, formação de espuma, e oxidação de peças metálicas do equipamento.

Verifique se possível diariamente o pH da água com a ajuda de palhetas para medir o pH e realize o cálculo para tratamento da água caso seja necessário.

Nunca descarte a água ou os filtros sujos no meio ambiente ou lixo comum, sempre procure a coleta de resíduos químicos de sua cidade ou região. 

FATORES QUE INTERFEREM O RENDIMENTO

- Carga de trabalho na cabine de pintura;

- Utilização da máquina;

- Qualidade do ar comprimido;

- Potência de entrada e saída do ar;

- Contaminação externa. 

ASPECTOS PARA VERIFICAR

- Roupas e calçados do operador;

- Pureza do ar;

- Limpeza da peça ou veículo a pintar;

- Limpeza do transportador ou apoio;

- Regulagem dos equipamentos de pintura;

- Pressurização ideal.

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