Cuidados básicos com a cabine de pintura
A Conservação e manutenção ideal em uma cabine de pintura são essenciais para evitar retrabalho em uma peça ou veículo, e também evitar uma possível surpresa negativa com o equipamento. Para a cabine estar sempre em dia, depende do uso de produtos e procedimentos adequados e indicados, além de alguns fatores e aspectos que merecem um olhar especial. Veja abaixo nossas dicas:
PRODUTOS DE PROTEÇÃO:
Filme Plástico Adesivado:
Utilizado para proteção em janelas, luminárias e painéis, necessita ser verificado e substituído quando muito sujo.
Aditivo Líquido Antiaderente:
Foca na proteção de paredes, janelas e luminárias, obtendo uma área maior de cobertura, para proteger a área interna da cabine, evitando contaminações, oxidação e mau aspecto devido as sujeiras. Troque perto de 260 horas de trabalho ou assim que estiver com muito acumulo de tinta e/ou sujeira.
CUIDADOS E FILTRAGEM
Filtro Plenum ou Filtro Teto:
Realiza a filtragem do ar proveniente da área externa a cabine, utilizado como último nível de filtragem, também auxilia para distribuição uniforme do de ar e para não causar a depressão na cabine, é substituído conforme sua utilização e estado, ou em um prazo médio de 1000 horas.
Filtro Fibra de Vidro:
Esse filtro é utilizado na exaustão da cabine para absorção das impurezas e do overspray resultante do processo de pintura, é importante também para não produzir sobrepressão na cabine. Também é substituído conforme sua máxima absorção ou em média após 60 horas de uso. Limpe sempre as grades e telas se houver.
Filtro Carta Inercial ou Cartão Plissado:
Assim como o filtro anterior, também é utilizado na exaustão do equipamento, verificar sempre sua capacidade máxima de absorção e sua cobertura total da área de filtragem.
Pré-Filtro de Entrada ou Manta Poliéster:
Geralmente utilizado na entrada de ar como primeira barreira de filtragem. São necessárias limpezas, em média a cada 50 horas de trabalho e troca a cada 500 horas.
Filtros Plissados, Multibolsas, Planos:
Realizar a conferência e limpeza verificando sempre a sua qualidade de absorção e realizando a troca assim que obstruídos ou gastos.
Luminárias e Janelas:
Inspecione a cada 250 horas médias de trabalho as vedações das luminárias e janelas e realize a limpeza. Substitua possivelmente as lâmpadas a cada 4500 horas de trabalho.
Portas e Aberturas:
As guarnições de vedação e fechamento devem ser examinadas a cada 6 meses.
Sistema de Aquecimento:
É necessário inspecionar as tubulações e conexões a cada 1000 horas, ajuste o queimador nesse período também.
Sistema de Ar Comprimido:
Verifique o secador de ar e faça a purga dos filtros diariamente, Confira as mangueiras, conexões e engates a cada 6 meses.
Aditivos para Água:
Aditivos químicos como aditivo coagulante, floculante ou anti-espumante devem ser utilizados sempre para um tratamento ideal da água do tanque da cabine. Eles desativam a tinta, evitam a aderência nos dutos e rotores, facilitam a remoção da mesma, evita o overspray na área interna e sobre as peças (a água estando suja não retém a tinta), evita odor desagradável, formação de espuma, e oxidação de peças metálicas do equipamento.
Verifique se possível diariamente o pH da água com a ajuda de palhetas para medir o pH e realize o cálculo para tratamento da água caso seja necessário.
Nunca descarte a água ou os filtros sujos no meio ambiente ou lixo comum, sempre procure a coleta de resíduos químicos de sua cidade ou região.
FATORES QUE INTERFEREM O RENDIMENTO
- Carga de trabalho na cabine de pintura;
- Utilização da máquina;
- Qualidade do ar comprimido;
- Potência de entrada e saída do ar;
- Contaminação externa.
ASPECTOS PARA VERIFICAR
- Roupas e calçados do operador;
- Pureza do ar;
- Limpeza da peça ou veículo a pintar;
- Limpeza do transportador ou apoio;
- Regulagem dos equipamentos de pintura;
- Pressurização ideal.