O que é a pintura a pó ou pintura eletrostática?

Quais tipos de projetos exigem o revestimento de pintura a pó/pintura eletrostática?

A pintura a pó ou como é também conhecida pintura eletrostática, é algo que as pessoas veem todos os dias. Este acabamento extremamente durável pode ser encontrado em quase todos os lugares. É usado para revestir tudo, desde eletrodomésticos e móveis até quadros de bicicletas e carrocerias de automóveis. O revestimento a pó também é um revestimento industrial extremamente útil e valioso.

O que exatamente é a pintura a pó?

Em termos mais simples, o revestimento a pó é um processo de pintura “a seco” que não utiliza um substrato líquido - ou seja, tinta convencional - para revestir um item. Em vez disso, os itens a serem revestidos têm uma carga elétrica negativa o percorrendo e, em seguida, são expostos a um pó seco de fluxo livre e com carga positiva.

Os “opostos” se atraem e uma camada relativamente espessa de revestimento é depositada. O calor é então aplicado para curar a tinta e criar um acabamento “cozido” que é significativamente mais firme e resistente do que aqueles produzidos pela tinta convencional.

O processo de pintura a pó também elimina a necessidade do uso de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no processo de pintura (é o que reduz o desperdício de pós-produção). Os fabricantes de grande escala adotam o revestimento a pó exatamente por esse motivo. Eles também tendem a aplica-lo por sua durabilidade e preço acessível.

Quais tipos de projetos de manufatura usam pintura a pó?

Peças automotivas - tudo, desde chassis de tratores e outros equipamentos agrícolas a peças de reposição personalizadas para automóveis de última geração, são revestidas com pintura a pó. Os fabricantes automotivos são um dos maiores usuários, visto que o acabamento transparente recém-desenvolvido não só protege contra ações da natureza, mas também contra danos causados ​​pelo homem, como arranhões e danos causados ​​pelo sal.

Acabamentos para eletrodomésticos e móveis - Da mesma forma, eletrodomésticos que são frequentemente usados ​​(geladeiras e fornos, lavadoras e secadoras, máquinas de lavar louça e até mesmo aquecedores de água) são normalmente acabados com revestimento em pó. Da mesma forma puxadores, componentes metálicos ou ate mesmo um móvel em metal é colorido por esse revestimento. Portanto, é esse processo que os mantém com uma aparência melhor. Além disso, eles são muito mais fáceis de limpar do que os acabamentos tradicionais (como alumínio escovado e porcelana).

Materiais de construção - Pessoas com mentalidade mais industrial podem encontrar revestimento em pó nas extrusões de alumínio que são usadas para fazer a grande maioria das janelas e portas (bem como em todos os postes de luz, guard rail ou sinalização nas rodovias do país). Essencialmente, o revestimento a pó é o único acabamento que pode resistir aos caprichos da “vida na rua” por qualquer período de tempo apreciável.

Outros produtos - A lista de produtos de revestimento em pó é simplesmente muito longa para ser enumerada. Basta dizer que tacos de golfe, carrinhos de bebê, peças de computador, equipamentos de ginástica, sopradores de folha e quase todos os outros itens de qualidade que você imaginar são revestidos por pintura a pó antes de serem enviados ao consumidor. É simplesmente muito durável e econômico para ser ignorado!

Para obter mais informações sobre os melhores usos do processo de pintura a pó e outros tópicos sobre equipamentos de pintura, entre em contato conosco!

Compartilhe:

VOLTAR

Receba nossas novidades por whatsapp

Whatsapp

Para entrar em contato, é necessário aceitar os Cookies