O que é cabine de pintura?

É um equipamento projetado para realizar a aspiração e filtragem de impurezas resultantes da pintura através de pistolas manuais ou automáticas, mantendo também esse ambiente de acordo com as leis trabalhistas e ambientais.

Ela tem como principal função realizar essa contenção de resíduos provenientes da pintura, seja tinta, vernizes ou gases ( conhecidos como OVERSPRAY ou também COV - compostos orgânicos voláteis ). A absorção se dá através de filtros localizados na área frontal, superior, lateral ou inferior da cabine, dependendo do modelo a ser utilizado ( Cabine Filtro Seco, Cortina D’água, Automotiva...). Algumas opções contam também com um sistema de filtragem e tratamento de gases, normalmente localizado após a etapa de absorção dos resíduos e comumente realizado por um sistema de filtragem com carvão ativado.

Além disso, a cabine traz consigo outras características positivas:

- Evita a emissão de substâncias químicas, gases e vapores para a fábrica e para o meio ambiente;

- Ela é responsável por manter o ambiente de pintura isento de impurezas, ocasionando um maior conforto para o pintor e uma melhor qualidade de vida;

- Pode ser fabricada aberta ( pressão negativa) ou fechada (pressão positiva). Na opção pressão positiva ela cria um ambiente totalmente controlado, isento de impurezas que possam entrar da área externa da cabine na sala de pintura, gerando assim um ótimo acabamento na pintura e um excelente local de trabalho;

- Pode contar com espaços destinados a aplicações específicas, como por exemplo: uma sala de preparação de tintas ventilada, ou uma área de secagem com aquecimento controlado e pressão positiva em relação aos outros ambientes;

- Aumenta  a qualidade final do produto, gerando um acabamento diferenciado, otimização do processo e redução no tempo de operação.

As cabines de pintura geralmente são fabricadas em chapas de aço carbono e a estrutura da sala de painéis termo acústicos, conta com um (ou mais de acordo com o modelo) exaustor centrífugo, quadro elétrico, e, no caso das cabines com cortina d’água, com um tanque e cortinas em fibra.

É muito importante ao utilizar a pintura em sua empresa pensar sobre todas as vantagens que uma cabine de pintura pode te oferecer, além de, é claro, normatizar sua empresa para ficar de acordo com as leis ambientais e as leis trabalhistas que estão vigentes atualmente no país.

A SuperAr desde 2011 oferece soluções para a pintura e tratamento do ar, levando em consideração a saúde do planeta e respeitando as normas vigentes. Somos especialistas em consultoria e fabricação de equipamentos e suprimentos para a aspiração e pintura, e também, referência na fabricação e comercialização de toda a linha de produtos para a descontaminação do ar. Contamos com diversas empresas parceiras onde exemplificamos de forma clara a aplicação e utilização das cabines de pintura, possuímos também nossos canais de comunicação onde publicamos vídeos das nossas máquinas em funcionamento, informações e lançamentos de novas cabines.

Se você tem interesse em saber mais sobre as cabines, ou busca implementar esse sistema em sua empresa entre em contato conosco, vamos juntos encontrar a solução ideal para você.

Super Ar Equipamentos e Suprimentos para Aspiração e Pintura

Compartilhe:

VOLTAR

Receba nossas novidades por whatsapp

Whatsapp

Para entrar em contato, é necessário aceitar os Cookies