Principais vantagens das cabines de pressão positiva

Você sabe o que é uma cabine de pressão positiva? Ou como é também conhecida: Cabine Pressurizada? Nesse artigo explicaremos para você o que é e quais as suas principais vantagens.

O QUE É UMA CABINE COM PRESSÃO POSITIVA?

A pressão positiva é basicamente a pressão exercida pelo ar sobre um determinado ambiente ou superfície. Dentro de uma cabine de pintura fechada, o ar é inserido pelo teto ou laterais da cabine de maneira homogênea e constante, como a sua vazão de saída do ar da cabine é menor que a de entrada, a pressão dentro da mesma acaba sendo maior.

Nós não sentimos essa pressão estando dentro do ambiente, da mesma forma que não sentimos a pressão atmosférica, mas ela está ali exercendo a sua função. Então a razão do modelo possuir o nome de pressão positiva é devido à pressão do ar na parte interna da cabine ser maior que a pressão do lado externo dela.

FUNCIONAMENTO DA PRESSURIZAÇÃO!

O Módulo de Abastecimento de Ar realiza a captação do ar ambiente por meio de exaustores centrífugos, filtram e o lançam para o plenum da cabine, também chamado de pulmão, o qual força a passagem do ar através dos filtros finais e pressuriza a cabine com ar limpo e livre de partículas.

QUAIS AS VANTAGENS DA CABINE PRESSURIZADA?

Agora que você já entendeu parte do processo e como funciona a pressurização vamos falar sobre algumas vantagens que esse modelo de equipamento proporciona.

- Filtragem do ar de entrada no equipamento.

O ambiente de pintura se torna ideal com a filtragem do ar captado do ambiente externo á cabine. Todo esse ar passa por três barreiras de filtragens antes de entrar na cabine, sendo a primeira uma filtragem de partículas maiores e o último para micropartículas, que poderiam acabar danificando a pintura.

Lembre-se que uma cabine fechada, com pressão normal e barreira de filtros reduz as partículas presentes, mas somente uma cabine pressurizada é capaz de realizar uma filtragem tripla do ar na entrada e obter a máxima redução de resíduos.

- Ambiente de pintura totalmente descontaminado.

Melhor do que obter um ambiente limpo é mantê-lo assim durante o período de aplicação da pintura. E, para isso, a pressão constante que a cabine proporciona, faz com que ela jogue qualquer tipo de partícula em suspensão para os filtros, inclusive o overspray gerado pela aplicação da tinta.

Também essa pressurização que ocorre, faz com que ao abrir uma das portas, o ar seja empurrado para fora, mantendo assim qualquer impureza para o lado de fora da cabine.

- Pintura com diferentes cores no mesmo ambiente.

Em uma cabine pressurizada é possível realizar pintura com diferentes cores sem a contaminação cruzada, sendo possível levar várias peças de cores diferentes para dentro dela e pintá-los sem contaminar a outra peça com outra cor.

- Opção com aquecimento para acelerar a secagem.

Em alguns modelos, a cabine pressurizada pode ter seu ambiente interno aquecido, acelerando grandemente a secagem da tinta aplicada. O controle da temperatura é feito no quadro de comando. Com o ar que passa pela peça, móvel ou veículo sendo aquecido a uma temperatura constante, obtém-se a rápida secagem da tinta ou verniz.

- Ambiente perfeito para a pintura de grandes peças.

Ela é perfeita para a pintura de grandes peças, porque em qualquer local dentro da cabine, à distância a ser percorrida pelo overspray e a retenção dos filtros é a mesma. Diferente de um modelo com pressão negativa onde se deve posicionar sempre o local a ser pintado mais próximo da exaustão.

- Muita economia.

Com uma cabine de pressão positiva, o acabamento final da peça fica impecável, totalmente livre de imperfeições. Essa qualidade ideal impacta em uma grande economia na empresa, em tempo, retrabalho e insumos.

Como não será necessário um retrabalho nas peças, a economia de tinta e dos filtros impactam diretamente nos lucros, assim como também no tempo de trabalho do pintor. Se houver um sistema de secagem integrado a economia do tempo é ainda maior, acelerando ainda mais o processo e entrega dos produtos finais.

INVESTIR EM UMA CABINE PRESSURIZADA?

Entre os modelos de cabines de pintura existentes no mercado, o modelo com pressão positiva é a que possui o maior valor agregado, mas levando em conta as considerações que explicamos acima, é a que possui a maior vantagem a curto, e longo prazo, tornando se um produto com rápida amortização.

Entre em contato com a SuperAr e vamos realizar um orçamento para você, levando em conta o seu processo e focando diretamente na sua necessidade, estamos também disponíveis para uma visita em sua empresa!

Compartilhe:

VOLTAR

Receba nossas novidades por whatsapp

Whatsapp

Para entrar em contato, é necessário aceitar os Cookies