Guia para selecionar os filtros certos de cabines

Escolhendo o filtro certo para cabine de pintura 

A filtragem de exaustão adequada para cabines de pintura é obrigatória por lei em todo o país, com requisitos específicos que variam de acordo com a localização e a indústria.

Os sistemas de filtragem, incluindo insuflamento, exaustão e unidades de reposição de ar, são posicionados de acordo com o equipamento que será utilizado e função. O desenvolvimento de uma estratégia de filtragem eficaz requer uma compreensão de todos os produtos e materiais envolvidos, bem como as demandas impostas a cada parte do sistema.

A classificação, o design, o tamanho e a composição de um filtro afetam a saída do fluxo de ar e a limpeza do ar na entrada, bem como os custos de manutenção.

As cabines de pintura cortina d’água permitem um acabamento perfeito em espaços isolados e limpos por meio de um fluxo de ar controlado. Ao mover o fluxo de ar necessário para a cabine, o pulmão da mesma deve ter a capacidade de impedir que partículas de tinta sejam liberadas na atmosfera. Os filtros são o mecanismo que carrega o peso desse importante requisito e sua importância não pode ser subestimada.

A segurança no local de trabalho e no meio ambiente não são as únicas razões pelas quais os responsáveis devem se preocupar em escolher os filtros certos para cabines de pintura. A filtragem eficaz do ar na cabine também tem um impacto significativo na lucratividade e no rendimento de todo o processo de produção. Bloquear a entrada de contaminantes potenciais nesse local é crucial para resultados aceitáveis ​​em projetos com alto acabamento.

Embora os sistemas mais baratos possam custar menos inicialmente, um filtro de alta qualidade pode durar muito mais, exigir menos manutenção dos trabalhadores e evitar as repercussões da não conformidade ambiental.

- Princípios básicos do fluxo de ar da cabine de pintura

As cabines de pintura muitas vezes são definidas pelo padrão de fluxo de ar no interior da unidade e cada tipo utiliza diferentes tipos de filtros. Os modelos Crossdraft normalmente aspiram o ar pela frente e exaustam o ar pela parte traseira, forçando o fluxo horizontalmente através do pulmão e levando partículas de tinta com ele para serem filtradas. Os projetos de t. Downdraft puxam o ar pelo teto do estande, permitindo que o ar passe ao redor do objeto que está sendo finalizado e desça por uma grade no piso. Há, ainda, outros modelos também, que especificaremos em um próximo post.

A maioria dos sistemas de filtragem de fluxo de ar para cabines de pintura incluem:

- Filtros de entrada de ar

- Filtros de exaustão (ou, como chamamos, filtros de retenção)

- Filtro de pressurização

 

Vamos explorar as funções de cada um e como selecionar as melhores opções:

 

Filtros de entrada de ar

Como o próprio nome sugere, os filtros de entrada de ar, também chamados de filtros de abastecimento ou filtros de admissão, são posicionados para purificar o ar que entra na cabine. Mesmo uma pequena quantidade de poeira ou outros detritos podem contaminar o processo de pulverização, forçando reparos caros e desperdiçando recursos da empresa. As principais características que as empresas procuram nos filtros de entrada são a taxa com que o ar pode passar pelo filtro e sua capacidade de filtrar de forma confiável partículas extremamente pequenas.

 

Filtros de Retenção

Os filtros de retenção de overspray, ou filtros de exaustão, estão localizados na área frontal da cabine de pintura filtro seco, e também na extremidade de exaustão da cabine, perto do exaustor, na cabine cortina d’água, retendo as partículas de spray de tinta. Os filtros protegem os trabalhadores dentro e fora da cabine, bem como o ambiente ao redor do local de trabalho de exposição ao excesso de tinta. Esses sistemas são exigidos pelos Padrões Nacionais de Emissão para Poluentes Atmosféricos Perigosos.

Os filtros de exaustão em fibra da SuperAr, como exemplo, são feitos de uma fibra de vidro de filamento contínuo com um padrão de trama aberta que vai se fechando progressivamente, evitando o carregamento frontal à medida que o filtro fica saturado. Esse design força o ar carregado de tinta a mudar de direção várias vezes ao passar pelo filtro, evitando ela ficar alojada no exaustor ou ser lançada para fora da cabine de pintura.

 

Filtros utilizados na pressurização

Muitas linhas de pintura são equipadas com módulos de entrada de ar ou pressurizadores, como também são chamados. Eles que ajudam a manter um equilíbrio uniforme da pressão do ar dentro e fora da cabine pressurizada (fechamento específico para a pintura onde contém os equipamentos, cabines de exaustão e também opcionalmente os setores de preparação de tinta, limpeza e secagem). As cabines pressurizadas que contém uma cabine de exaustão, possuem uma grande necessidade de fornecimento de ar para manter esse local com a pressão positiva, esses volumes de ar podem ser fornecidos a partir de um sistema de abastecimento de ar que repõem o ar na cabine que está sendo expelido. Quanto maior a cabine, mais ar precisa ser fornecido.

Os filtros nessas unidades são uma linha primária de defesa contra a contaminação do suprimento de ar, geralmente são utilizados os filtros plissados e filtros multibolsas. Frequentemente, eles são os primeiros filtros a exigir substituição, limpeza ou outra manutenção durante o uso da cabine.

 

Sobre a filtragem

Em última análise, o filtro certo é aquele que melhor atende às necessidades de cada equipamento. Os operadores que não estão familiarizados com a tecnologia de cabines de pintura podem se sentir sobrecarregados ao abordar o tema da filtragem.

A SuperAr oferece o benefício de nossa visão e experiência para ajudar os clientes a projetar a solução de cabine de pintura mais eficaz possível. Ajudamos nossos clientes a entender os fundamentos de sua linha de pintura, para que possam encontrar maneiras de melhorar sua produtividade geral e segurança no local de trabalho.

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco caso tenha qualquer dúvida sobre como selecionar seu próximo filtro para as cabines ou até mesmo a sua nova cabine de pintura.

 

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